Alto consumo causou cortes de energia em 10 Estados e DF, diz ONS

Segundo órgão, aumento da demanda em horário de pico e ‘restrições na transferência de energia’ entre NE e SE motivaram cortes de carga

Causas das restrições na transferência de energia estão sendo apuradas e serão tema de uma reunião, nesta terça-feira
Causas das restrições na transferência de energia estão sendo apuradas e serão tema de uma reunião, nesta terça-feira (Ina Fassbender/Reuters/VEJA)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, por meio de uma nota pouco explicativa, que “restrições na transferência de energia” das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à “elevação da demanda no horário de pico” motivaram os cortes de energia que atingiram pelo menos dez Estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e o Distrito Federal nesta segunda-feira.

Segundo o ONS, esses fatores provocaram a redução na frequência elétrica com consequente perda de unidades geradoras de usinas que totalizam 2.200 megawatts (MW), entre elas, Angra 1. Com desligamento de usinas, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hertz (hz), quando o normal é 60 hz.

Ao site de VEJA, a assessoria do órgão esclareceu que as causas das restrições mencionadas estão sendo apuradas e serão tema de uma reunião, marcada para terça-feira, envolvendo diretores do ONS e representantes das distribuidoras afetadas.

Leia mais:
Temor sobre racionamento derruba bolsa e impulsiona dólar
ONS ordena corte de energia em vários Estados

“Visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema”, disse o ONS.

A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada, segundo o ONS, que vai se reunir na terça-feira, às 14h30, no Rio de Janeiro, com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência.

(Com agência Reuters)

via Alto consumo causou cortes de energia em 10 Estados e DF, diz ONS – Economia – Notícia – VEJA.com.

Anúncios