OAB Paraná comemora indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal

Um dos mais respeitados juristas brasileiros, o advogado paranaense Luiz Edson Fachin foi indicado nesta terça-feira (15) pela presidente da República Dilma Rousseff para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em substituição a Joaquim Barbosa. O nome de Fachin será encaminhado agora ao Senado.

 “É uma grande honra para a advocacia paranaense ter um de seus mais notórios inscritos indicado ao Supremo Tribunal Federal. O advogado Luiz Edson Fachin levará ao Supremo a sua excelência intelectual, construída ao longo do tempo pela sua dedicação acadêmica, e o senso de justiça construído a partir de décadas de dedicação à advocacia. O Brasil vai dormir hoje mais justo”, ressaltou o presidente da OAB Paraná, Juliano Breda.

Jurista de expressão internacional, Luiz Edson Fachin é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná, com doutorado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado no Canadá. Foi conselheiro da OAB Paraná. Nascido no Rio Grande do Sul, mas radicado no Paraná, Fachin é um dos mais respeitados especialistas do país nas áreas de Direito Civil e de Família. 

“Em todas as últimas vagas abertas a OAB vem dando integral apoio ao professor Fachin, que representa sem dúvida nenhuma toda a comunidade jurídica paranaense. Sua indicação é uma vitória da comunidade jurídica brasileira. Todos nós paranaenses estamos orgulhosos porque ele, nascido no Rio Grande do Sul, é paranaense de coração e por adoção. É uma vitória do Direito e da Justiça do país”, frisou Breda.  Até hoje, o único paranaense a ocupar uma vaga no Supremo foi Ubaldino do Amaral, de 1894 a 1896.

Antes do anúncio, a OAB Paraná encaminhou ofício à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Senado, Renan Calheiros, manifestando total apoio da advocacia paranaense ao nome de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (confira a íntegra aqui).

via OAB Paraná comemora indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal.

Anúncios